domingo, 20 de março de 2016

Por que Lula não pode ser Ministro?

Existem as algumas questões que a população não consegue entender. O Deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ), presidente da Câmara dos Deputados e principal articulador do impeachment da presidente Dilma Rousseff, responde a 02 Inquéritos Policiais e 01 Ação Penal no STF; Renan Calheiros (PMDB/AL), presidente do Senado Federal, responde a 07 inquéritos policiais no STF. Se formos falar de citação em delação premiada temos, ainda, Senador Aécio Neves (PSDB/MG), hexa vezes delatado, o Vice-Presidente da República, Michel Temer (PMDB/SP), os senadores Romero Jucá (PMDB-RR), Edison Lobão (PMDB-MA), e Valdir Raupp (PMDB-RO). Então, considerando que os presidentes da Câmara e do Senado, respondem a vários procedimentos no STF e ainda continuam soltos e presidindo as respectivas casas legislativas,.por que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, mesmo respondendo a inquérito policial, não pode ser Ministro da Casa Civil? 

Vamos com calma. No Brasil vigora-se o princípio da presunção da inocência, o que é muito bom para sociedade. O individuo tem o direito de se defender sendo lhe garantido o devido processo legal e o contraditório. Ao final, se for julgado e condenado, com sentença transitada em julgado (quando não cabe mais recurso), ai sim podemos afirmar que de fato tal pessoa cometeu um crime. Isso evita algumas injustiças.

Vamos lembrar do caso do ex-governador de Minas Gerais e atual senador Antônio Anastasia (PSDB/MG) que foi citado numa delação premiada e depois o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, determinou o arquivamento de inquérito policial instaurado dentro da Operação Lava Jato. Por isso é tão importante, aguardarmos o andamento dos processos, sem fazermos julgamentos precipitados. 

Infelizmente parte da “mídia” brasileira, por interesses que já conhecemos, não tem ajudado. Primeiro se atira e depois pergunta quem era. Não adianta mais o estrago já tá feito.

Seguindo a regra Constitucional, primeiro apura-se, processa-se e ao final, se houver provas, condena ou absolve. Essa regra deve ser aplicada a Cunha, Renan, Temer, Aécio, Lula, João, Francisco, José, Pedro, Joaquim, periquito e papagaio (...) para todos.

Vamos à pergunta. Por que Lula não pode ser Ministro?

Qualquer pessoa que não tenha nenhuma simpatia política pelo o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva sabe que, caso venha ser Ministro da Casa Civil, o Supremo Tribunal Federal não o deixará de investigar. A suprema corte tem dado demonstração de que não poupa ninguém. Sempre é bom lembrar do Mensalão e da forma imparcial como o ministro do STF, Teori Zavascki, vem conduzindo a relatoria da Lava Jato na Corte.

A questão é maior que isso.

Mesmo o maior adversário político de Lula sabe que não se pode subestimá-lo, principalmente pela capacidade de articulação política que ele tem. Não se pode subestimar um metalúrgico que chega a presidência da República. Não se pode subestimar uma pessoa que, apesar de não ter nível superior, construiu no seu mandato 18 universidades federais, 173 novos campi universitários e 422 escolas técnicas.

Não se pode subestimar uma pessoa que, no dia 02 de Abril de 2009, no encontro do G20, em Londres, o presidente americano Barack Obama o aponta e diz: "Esse é o cara! Eu adoro esse cara!". Não se tem um reconhecimento como esse do nada.

A ida do ex-presidente para a Casa Civil está condicionada a autonomia para definir a política econômica, impedir o impeachment e recuperar o apoio de parcelas do PMDB. Por consequência, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), declarou na ultima quarta-feira (16) que Lula tem trânsito indiscutível entre os parlamentares e deve contribuir para o diálogo entre o Planalto e o Congresso.

Todos os temas do governo passam pela Casa Civil. De lá, Lula coordenará toda a interação entre os ministérios e os principais temas do governo, inclusive o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).  
Isso é um grande problema para a oposição. Em política não se observa o hoje, mas, principalmente, o amanhã. A eleição da presidente Dilma, em outubro de 2014, já foi uma forte ameaça para a oposição nas eleições de 2018, em razão do temor de se enfrentar o ex-presidente Lula nas urnas. Imagine agora, ele exercendo um papel de Super-Ministro!


A oposição não tem nomes para disputar o processo sucessório de 2018. A oposição foi enxotada da avenida Paulista cuja manifestação ela mesma ajudou a organizar. Ontem, 18, o ex-presidente Lula estava nos braços do povo. Lula é povo. Isso é de fato muito preocupante. LULA não pode ser Ministro. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Cosme Júnior